quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Socorro Dom Bosco, socorro Pe. Muraro

Dom Bosco e Pare Muraro



Sou ex-aluno salesiano, do velho Auxiliadora, com muito orgulho. Convivi com uma geração de padres  e clérigos salesianos verdadeiramente  vocacionados para a educação.
Até hoje, passados quase cinquenta anos, lembramos de momentos vividos nas dependências do Colégio dos Padres, das aulas, dos campeonatos de futebol, da corrida no fim dos períodos para chegar a tempo de ver as gurias saindo do Espirito Santo, da missa das nove aos domingos, dos cânticos. Devemos, e muito, ao Auxiliadora.
Acompanhei a luta de um padre que ficou eternamente vinculado à Bagé e principalmente ao Povo Novo, Pe. Honorino João Muraro, ou simplesmente Pe. Muraro. Ele e seu Instituto São Pedro de Educação e Assistência modificaram aquele bairro, tornaram-no naquilo que hoje é para orgulho de nossa cidade.
O ISPEA formou um contingente enorme de profissionais, educou, inseriu na sociedade, assistiu a necessitados, cumpriu sempre uma função digna e nobre. Com dificuldades, que por vezes pareciam intransponíveis, mas com alegria e fé. Contando sempre com a comunidade que nunca virou-lhe as costas.
Ultimamente, em convênio com a Prefeitura Municipal, abriga a 40 alunos por semestre, uma clientela de jovens em vulnerabilidade social e continua fazendo seu papel de educar, assistir e inseri-los na sociedade.
Agora, como uma bomba, chega a notícia de que o ISPEA vai encerrar suas atividades, simples assim. E o pior de tudo foi a explicação dada pelo Pe. Alvaro Norille, Diretor da Comunidade Salesiana em Bagé: “Como qualquer empresa, quando não dá mais, a gente fecha.”
Ora, Pe. Alvaro, o ISPEA não é uma empresa qualquer, é um braço do ideal de Dom Bosco, do sonho do Pe. Muraro, da obra e sacrifício de muita gente em nossa cidade, da necessidade de jovens em vulnerabilidade social. Desconfio que sua autoridade não chegue a tanto para tomar assim esta decisão.
Quando vemos proliferar a droga no seio de nossa juventude, verdadeiras tragédias familiares estampadas pela mídia diariamente, mais preocupados ficamos ao ver uma instituição com este perfil fechando suas portas, dando as costas à comunidade, como se dissesse: “Eu não tenho nada com isso!”
E quem tem?
Padre Alvaro, Prefeito Dudu Colombo, senhores vereadores, clubes de serviço, lideranças de nossa sociedade, o ISPEA não pode fechar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário