terça-feira, 14 de agosto de 2012

Enrico Bianco, um pintor BRASILEIRO




Enrico Bianco, nasceu na Itália em 1918. Sempre teve uma ligação com nosso país, pois seu pai, Francesco Bianco era escritor e correspondente internacional do Jornal do Brasil. O jovem Enrico, aos 17 anos pintava embalado pelo piano tocado por sua mãe, Maria Bianco-Lanzi, uma mulher de cultura invulgar.
A  família sofreu um baque com a morte de sua mãe, e também pelo fato de Francesco ter sido um deputado pela democracia-cristã, e com isso caiu em desgraça pela ascensão do fascismo na Italia. O JB, vivendo a crise dos anos 30 demitiu-o da posição de correspondente na Itália.
Com isto a família emigrou para o Brasil, que Francesco já conhecera em 1920. E assim, em 1937, Enrico Bianco chegou ao Rio de Janeiro, acompanhado do pai e da irmã, estabelecendo-se para sempre no Brasil.
Algum tempo depois, teve um encontro que marcou-o para sempre. O pintor Paulo Rossi sugeriu que ele visitasse uma obra que Portinari estava fazendona sede do Ministério da Educação. Ele foi e lá só encontrou três ajudantes.
Estes ajudantes estavam enfrentando dificuldades para executarem a ampliação, em afresco, da mão de um garimpeiro, Enrico pediu licença e sozinho pintou aquele detalhe.
Logo chega Portinari, que percebendo a intromissão, perguntou: “Quem fez aquela mão ali?” Os ajudantes apontaram para Enrico, quieto a um canto. Portinari não deu importância ao jovem, que ficou constrangido.
Bianco arrependeu-se de ter ido lá e mais ainda de ter interferido na obra, mas ficou observando o desenrolar dos trabalhos. Ao chegar a hora do almoço, Bianco fez menção de retirar-se, despedindo-se de Portinari que lhe perguntou do mesmo jeito carrancudo: “Mas, aonde vai?” “Para casa”, respondeu Bianco.
`Portinari estendeu-lhe a mão com a mesma cara de zangado perguntou: “Mas amanhã você volta, não volta?”
Assim Enrico Bianco se integrou à equipe de Portinari, do qual foi um valioso colaborador e a influência do mestre é sentida em toda a sua obra.
Esta aproximação que tanto lhe beneficiou, também trouxe problemas, por razões políticas.
Em 1960 foi convidado para expor alguns trabalhos na 2ª Bienal do México. Como o Itamarati pagou as despesas de viagem aos pintores brasileiros, tomou-se ao direito de rever a lista dos artistas expositores, e assim cortou Bianco , sob a alegação de que ele era italiano e não representava a arte brasileira. Sua temática era toda ela voltada  para a nossa terra, nossa gente, nossos costumes. Rubem Braga saiu em sua defesa em crônica publicada pela revista Manchete.
Não resolveu. Quando o Estado interfere na arte, a arte sempre leva a pior, e o artista também.
Enrico nasceu em Roma, em 1918, no dia 18 de julho. Veio muito jovem para o Brasil e aqui desenvolveu-se, conviveu com grandes mestres da pintura, como Portinari, teve Burle Marx entre seus amigos e recebeu muitos elogios de especialistas em arte, como Antonio Bento e Pietro Maria Bardi.
Podemos, sem medo de errar, dizer que Enrico Bianco é o mais brasileiro dos pintores italianos, e por isso pode ser incluído no rol dos PINTORES BRASILEIROS.

Algumas obras deste artista:








Nenhum comentário:

Postar um comentário