domingo, 20 de maio de 2012

Getúlio Vargas, mais vivo do que nunca!



GETULIO, V.1

1882-1930 

Formato: Livro
Coleção: GETULIO
Autor: LIRA NETO

Esta obra procura reconstituir a trajetória pessoal e política de Getúlio Dornelles Vargas. O autor buscou se debruçar sobre documentos para ajudar a decifrar a 'esfinge Getúlio', e mostrar como foi possível que convivessem no mesmo indivíduo o revolucionário, o ditador, o reformador social e o demagogo. Lira Neto pretendeu se servir de cartas pessoais e memorandos oficiais, de diários íntimos, autos judiciais, boletins de ocorrência, notícias de jornal, anúncios de publicidade, charges, hinos, marchinhas, livros de memórias, entrevistas, depoimento, entre outros.
Lançamento  Porto Alegre/RS 
   Segunda-feira, 28 de maio, às 19h30
   Bate-papo com o jornalista Luís Araújo e sessão de autógrafos Livraria Cultura — Bourbon         Shopping Country
   Av. Túlio de Rose, 80



Este primeiro volume desta trilogia aborda os anos gaúchos de GV, englobando sua infância e sua juventude. Segundo o autor, Lira Neto: "Só entendendo o Rio Grande do Sul e suas circunstâncias históricas é possível entender a trajetória futura de Getúlio. Impossível compreender o getulismo sem entender antes o que foi o castilhismo-borgismo, por exemplo. Ao mesmo tempo, embora a narrativa se passe essencialmente no Rio Grande, procurei mostrar o que há de mais universal nos dramas internos nessa grande saga gaúcha. Além do mais, nunca entendi porque só a história do Rio de Janeiro e São Paulo são consideradas nacionais enquanto a história dos outros Estados são tidas como regionais."


Perguntado se Vargas ainda está presente na política nacional, Lira Neto diz o seguinte: "Respondo-lhe, a propósito, com outra pergunta. Alguém pode ter alguma dúvida sobre isso? FHC disse que é preciso virar a página histórica da Era Vargas. Portanto, a tal página ainda está aberta. Lula colocou o nome de Getúlio no Panteão dos Heróis da Pátria, e Dilma afirma que ele ajudou o Brasil a conquistar sua soberania. a CLT é alvo constante de discussões. Getúlio, para o bem e para o mal, está mais vivo do que nunca."


Leitura imperdível para quem pretende decifrar a Esfinge dos Pampas, como já foi cognominado nosso Getúlio pelo seus biógrafo inglês Richard Bourne, aguardemos os outros volumes desta trilogia.


Lira Neto - o autor


 Lira Neto é jornalista. Nasceu em Fortaleza, em 1963. Mora em São Paulo. Escreveu, entre outros livros, as biografias Padre Cícero (Companhia das Letras, 2009), Maysa(Globo, 2007), O Inimigo do Rei (Globo, 2006) e Castello (Contexto, 2004). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário